Na manhã desta quinta-feira (19), Hiroshi Yamauchi , o terceiro presidente da Nintendo , responsável por introduzir a companhia fundada em 1889 aos jogos eletrônicos, faleceu aos 85 anos em sua cidade natal, Kyoto, no Japão, por complicações de uma pneumonia.
Nascido em 1927, Yamauchi sucedeu seu avô Fusajiro Yamauchi na presidência da Nintendo em 1956, dando início a uma nova era para a companhia de sua família, que até então fabricava baralhos de Hanafuda , um tradicional jogo de cartas japonês. Após uma série de investimentos inusitados, de uma companhia de taxi a uma rede de motéis, Yamauchi apostou nos brinquedos e jogos eletrônicos, que resultaria na fabricação de sua própria linha de consoles, começando com o Color TV Game , em 1977, e a série de videogames portáteis Game & Watch , em 1980, que 24 anos depois viria a servir de inspiração para a fabricação do Nintendo DS.
A grande revolução causada pela Nintendo viria com o Family Computer ( Famicom ), lançando nos EUA em 1985 como Nintendo Entertainment System ( NES ), revitalizando a então recém-nascida indústria de games, após o chamado "Crash de 83", um colapso que quase resultou na morte prematura dos videogames. O tremendo sucesso do NES viria a se repetir com o Super Nintendo e os consoles portáteis da companhia.
Ao lado do já falecido Gunpei Yokoi (criador doGameBoy ) e Shigeru Miayamoto (criador de Donkey Kong , Mario , Zelda e tantos outros ícones dos games), Yamauchi ascendeu a Nintendo ao posto de uma das maiores e mais importantes companhias japonesas, de importância vital para a indústria dos videogames.
Em 2002, aos 75 anos, Yamauchi foi substituído pelo atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata . Até o ano passado, Yamauchi era considerado a 12ª pessoa mais rica do Japão e o segundo maior acionista da Nintendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário